Crianças aprendem sobre a cultura indígena
17 de maio de 2017 Notícias, Portal
indio-destacada

Com o intuito de estimular, entre as crianças matriculadas na Educação Infantil do Colégio Notre Dame Recreio, a valorização das particularidades, o projeto pedagógico “Iguais ou diferentes? Que Diferença Faz?” norteou sua aprendizagem, durante o primeiro trimestre letivo.

Contextualizado pela obra literária “Na minha escola todo mundo é igual”, escrita por Rosana Ramos e Priscila Sanson, ele pretendia, segundo a coordenadora Pedagógica deste nível de ensino, Alessandra Marassi, evidenciar que todos são diferentes e que são, justamente, essas peculiaridades que tornam o convívio atrativo.

Para isso, os educandos dos diferentes níveis de ensino conheceram as particularidades de diferentes etnias.

indio2Os matriculados no Maternal I, por exemplo, estudaram a cultura indígena brasileira. Eles identificaram os costumes dos primeiros habitantes do Brasil, por meio de brincadeiras, contação de histórias e dramatizações, descreveu a educadora Edna Gonçalves.

indioAlém disso, puderam interagir com elementos da sua cultura, como o arco, a flecha e o chocalho, e saborear seus alimentos típicos, como a batata doce, o milho e a mandioca.

Afinal, como são crianças muito pequenas, elas assimilam mais facilmente os saberes construídos a partir de atividades concretas, nas quais podem tocar, provar e sentir, comenta a docente Andreia Machulis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>