Dando continuidade à Feira Cultural, estudantes apresentam trabalhos e simpósio sobre o combate à violência
3 de outubro de 2018 Notícias, Portal
feira-culturaldestacada

Uma semana após a sua abertura, protagonizada pelas crianças matriculadas na Educação Infantil e no 1º Ano do Ensino Fundamental, a XVI Feira Cultural do Colégio Notre Dame Recreio teve sequência. No último sábado (28), por meio de apresentações artísticas, mostra de trabalhos e simpósio, os estudantes matriculados do 2º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio tornaram públicas suas pesquisas e reflexões acerca de assuntos relacionados à Campanha da Fraternidade de 2018 – que teve como tema “Fraternidade e Superação da Violência”.

Feira cultural 11No Ensino Fundamental I, por exemplo, os educandos dedicaram-se a conhecer a ação de ganhadores e indicados ao Prêmio Nobel da Paz.

As coloridas e inspiradoras produções motivadas por esse estudo foram expostas à comunidade educativa, no pátio da instituição de ensino. “As crianças puderam explicar, em detalhes, como estudaram as iniciativas reconhecidas por suas contribuições para a humanidade”, descreve a coordenadora Pedagógica, Cristina Varga. Esse formato, segundo ela, permitiu que os visitantes reconhecessem o empenho de todos os educandos, ao invés de aterem-se, apenas, aos resultados da dedicação daqueles com quem têm relações.

feira-cultural7Os estudantes do Ensino Fundamental II, por sua vez, expuseram, em sala de aula e por meio de diferentes linguagens, trabalhos sobre iniciativas de esperança e propostas sociais para solucionar problemas. “Buscamos grandes líderes do país e do mundo, que nos mostram como enfrentar a violência, por meio de atitudes de fraternidade e amor”, comenta a coordenadora Pedagógica do nível de ensino, Rita Rocha.

Os adolescentes matriculados no Ensino Médio, por fim, socializaram trabalhos de iniciação científica, durante apresentação oral de artigos. “Foi um trabalho desenvolvido ao longo do ano. No primeiro trimestre, os estudantes identificaram um problema de pesquisa; no segundo, apresentaram seu projeto de estudo; agora, apresentam os resultados”, descreve o coordenador Pedagógico, Robson Vieira. feira-cultural22“Todas as áreas do conhecimento foram trabalhadas nas pesquisas, durante as quais pudemos observar um crescimento dos estudantes, com relação ao trabalho acadêmico”, afirma.

Além de prestigiar a Feira Cultural, o público pôde conhecer, durante toda a manhã, as inovações a Biblioteca da instituição de ensino – recentemente reinaugurada, após período de renovação.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>