Educação Infantil e Ensino Fundamental I apresentam trabalhos na Feira Cultural
22 de setembro de 2015 Notícias, Portal
feira-cultural-destacada

Na sexta-feira (18), o Colégio Notre Dame Recreio recebeu os familiares dos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I para prestigiar a 13ª Feira Cultural da instituição de ensino.

Os estudantes de todos os níveis da Educação Infantil participaram do desenvolvimento do projeto “Rio: eu conheço, eu gosto, eu cuido”. Ainda no corredor de entrada para a exposição, os convidados passeavam pela representação de “Samba do Avião”, composto por Tom Jobim, com direito a mate gelado e biscoito Globo para saborear. As turmas de maternal mostraram os pontos turísticos da cidade maravilhosa, como os Arcos da Lapa, a Floresta da Tijuca, o Corcovado e o Pão de Açúcar, além de cantar para os visitantes.feira-cultural4

Os estudantes do Infantil I apresentaram as profissões que são encontradas na praia, como a de salva-vidas e a de vendedor ambulante, além transmitir orientações sobre os cuidados que se deve ter ao se expôr ao sol. Para isso, a sala de aula se transformou em uma praia.

Já, as crianças matriculadas nas turmas do Infantil II compararam o trânsito da cidade no passado e no presente. Os pequenos estudantes observaram o que não deve ser feito pelos motoristas e, em vídeos, orientaram-nos a não estacionar na faixa de pedestre e a respeitar o limite de velocidade. Além disso, feira-cultural26distribuíram panfletos de conscientização pelo Colégio.

O Infantil III, por sua vez, trabalhou os contrastes do Rio de Janeiro. As diferenças entre as construções nas comunidades e nos bairros foram observadas, assim como a poluição e a violência.

feira-cultural22As turmas do Ensino Fundamental I também trabalharam temas relacionados à cidade que comemora, em 2015, 450 anos.

As de 1º Ano apresentaram os personagens de cada unidade de trabalho da alfabetização, como o Poti, o Paulinho e o Saci, e como eles serviram à cidade.

O 2º Ano transformou a sala de aula em floresta e apresentou os animais nativos da Floresta da Tijuca, além de relatar a sua história. As turmas prepararam, ainda, um jogo sobre a preservação do meio ambiente. A Ecobé Projetos Pedagógicos, que orientou algumas aulas preparatórias para a Feira, colaborou com a exposição, levando até o Colégio um cobra que seria mostrada aos visitantes.

As turmas do 3º Ano apresentaram o Rio de Janeiro, sua história e os seus pontos turísticos. O Jardim Botânico, a Baía de Guanabara, a Igreja da Candelária, as comunidades e a Lapa foram representados na sala.

O 4º Ano pesquisou a urbanização da cidade. Os estudantes apresentarfeira-cultural14am um histórico sobre a sua expansão, passando pela derrubada do Morro do Castelo e a criação da Avenida Beira Mar, até os dias de hoje, com as obras para o Porto Maravilha.

Já, o 5º Ano produziu e gravou o “Jornal ND”, no qual notícias sobre o Rio de Janeiro e temas trabalhos em sala, como a alimentação, foram apresentadas.

Acesse a galeria para ver mais fotos da exposição:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>