Educandos sobem ao palco, para socializar algumas das habilidades e competências desenvolvidas complementarmente à escolaridade
6 de novembro de 2018 Notícias, Portal
peça-integral-destacada

peça-integral3Adaptada do livro “O Menino de Muitas Caras”, de Cesar Obeid e Jonas Ribeiro, a peça “As Sextilhas Encantadas” foi apresentada à comunidade educativa do Colégio Notre Dame Recreio, na sexta-feira (26), pelos educandos inscritos no Integral Notre Dame.

Além de encená-la, contudo, as crianças participaram da transposição do texto literário para a linguagem teatral e da produção do espetáculo, como explica a coordenadora da Atividade Extracurricular, Tereza Arcanjo. “Elas escolheram as músicas e ajudaram, também, na elaboração das coreografias que integram a apresentação”, comenta, acrescentando que os Cursos Livres proporcionados pela instituição de ensino aos estudantes apoiaram a produção. “O Ibeu, por exemplo, colaborou para que os educandos compreendessem e memorizassem as músicas em inglês. Já durante as aulas de Video Dance, eles exercitaram as danças”, descreve.

peça-integral14Com o roteiro elaborado e minuciosamente ensaiado, as crianças, então, subiram ao palco do Teatro Thiago de Mello, a fim de socializar com o público algumas das habilidades e competências desenvolvidas complementarmente à escolaridade. Afinal, como esclarece Tereza, a apresentação de uma peça teatral é um dos projetos pedagógicos do Integral.

Desenvolvida com o objetivo de favorecer a compreensão da importância da leitura, neste ano letivo, a iniciativa foi norteada pelo tema da Campanha da Fraternidade – “Fraternidade e Superação da Violência”. Por isso, a obra escolhida para a adaptação aborda a temática do Bullying.

peça-integral8Além de reflexivo, ainda que descontraído, o evento teve, também, caráter solidário. Afinal, os ingressos para prestigiar o espetáculo deveriam ser trocados por alimentos não-perecíveis – que serão destinado às crianças matriculadas no Colégio Notre Dame Ilha, uma instituição de ensino assistencial que atende à comunidade da Ilha do Governador, situada em área de risco social e cujos moradores enfrentam situação de vulnerabilidade.

Ao término da apresentação, os convidados puderam observar, em exposição instalada no pátio do educandário, os demais trabalhos produzidos pelos educandos, no turno inverso ao da escolaridade.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>