Em aula prática de História, estudantes vivenciam o escambo
16 de maio de 2017 Notícias, Portal
escambo-destacada

escambo1Após estudos teóricos sobre a chegada dos portugueses ao Brasil, os estudantes matriculados no 4º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Recreio vivenciaram a experiência do escambo – troca de materiais ou de serviços que não envolve uso de dinheiro.

Conscientes acerca das relações de benefício e de prejuízo que podem ser estabelecidas entre as partes envolvidas no modelo de negociação adotado no período colonial – especialmente entre europeus e indígenas -, os educandos negociaram brinquedos e livros. Para isso, deveriam priorizar a justiça e a liberdade de escolha, explica a educadora Clarice Nery.

escambo2Desse modo, as crianças puderam fixar o conhecimento histórico e econômico construído, avalia a docente. “Quando inserida na situação de aprendizagem, vivendo o conceito, ela consegue, de maneira muito mais simples, compreendê-lo”, afirma. “Tudo aquilo de que o estudante faz parte tem mais significado, mais importância e, consequentemente, será mais facilmente lembrado”, conclui Clarice.

Após a atividade, os educandos degustaram doce de leite saborizado com especiarias como canela, cravo e baunilha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>