Estudantes reconhecem a relação entre Matemática e Música
28 de setembro de 2018 Notícias
matematica-6ano-destacada

matematica-6anoPor meio de atividade diferenciada, os educandos do 6º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Recreio retomaram o estudo de frações, compreendendo sua relação com a Música.

Para isso, primeiramente, assistiram ao desenho animado Donald no País da Matemágica. “O filme, protagonizado pelo Pato Donald, apresenta uma Matemática divertida e totalmente contextualizada, de maneira especial, na observação da natureza e na aplicabilidade das frações”, relata a docente responsável pelo ensino da disciplina, Erenice Guimarães. “Uma curiosidade apresentada nele, ainda, é a descoberta de que Pitágoras, após estudos, concluiu que uma corda pode ser dividida para a obtenção das notas musicais”, prossegue.

matematica-6ano2Os estudantes, então, pesquisaram a obra do filósofo e matemático grego, identificando-o como o primeiro a unir Matemática e Música, estabelecendo uma correspondência entre os símbolos musicais e os números racionais.

Além disso, refletiram que ambas as áreas do conhecimento estimulam o raciocínio lógico e o desenvolvimento de importantes habilidades, como a atenção e a concentração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>