Família, diversão e aprendizado
13 de abril de 2021 Notícias, Portal

“Família (s.f.): o nosso conjunto de laços mais querido. Não precisa ter o mesmo sangue, basta sentir o mesmo amor. É quem cuida da gente quando a gente tá doente. É quem sabe que somos mais do que defeitos e qualidades. É quem aceita nossas manias. É quem tá do nosso lado nos momentos difíceis.”

1Subvertendo a objetividade dos dicionários, o poeta João Doederlein apropria-se, com singular sensibilidade, dos substantivos, adjetivos e verbos disponíveis na Língua Portuguesa, ressignificando os mais diversos vocábulos. Foi assim que chegou à definição descrita acima – a qual foi apresentada às crianças matriculadas no Maternal II do Colégio Notre Dame Recreio, contextualizando a atividade  que, em seguida, lhes seria proposta.

2Consistindo na confecção de quebra-cabeças virtuais, a dinâmica fez uso de fotografias familiares, oportunizando aos educandos o exercício da atenção, da concentração e da coordenação motora fina, além do desenvolvimento de habilidades matemáticas, enquanto eram sensibilizados acerca de quão imprescindíveis são os laços cultivados ao longo da vida.  Dessa forma, como descreve a coordenadora pedagógica da etapa de ensino, Alessandra Marassi, a brincadeira transformou-se em uma ferramenta para que os objetos do conhecimento fossem trabalhados efetivamente. “Dotada de intencionalidade pedagógica, a diversão ainda desperta as crianças para a curiosidade inerente à construção do conhecimento”, conclui.