Feira Cultural possibilita que estudantes compartilhem com a comunidade educativa os saberes construídos
11 de outubro de 2017 Notícias, Portal
feira-cultural-destacada

Promovida desde que o Colégio Notre Dame Recreio foi inaugurado, a Feira Cultural representa a culminância dos estudos, desenvolvidos ao longo de todo o ano letivo, sobre o tema da Campanha da Fraternidade.

Nela, os educandos matriculados do Maternal à 3ª Série do Ensino Médio socializam trabalhos, com o intuito de trocar saberes numa perspectiva multidisciplinar. Além disso, ao preparar a exposição, são incentivados a cooperar, a criar, a inovar e a trabalhar em equipe.

Em sua 15ª edição, promovida na última semana, as crianças e os adolescentes expuseram produções inspiradas nos biomas brasileiros e na conscientização acerca da preservação das diferentes manifestações da vida.

feira-cultural2A Educação Infantil e o 1º Ano do Ensino Fundamental, por exemplo, expuseram obras motivadas pelo subtema “De Olho na Mata Atlântica”. Por meio delas, os educandos representaram os habitats que compõem o bioma, além da sua fauna e das lendas que o envolvem. Ainda, por meio de encenação sobre a chegada dos portugueses à Mata, apresentada durante a abertura do evento, na sexta-feira (06), clamaram pela sua preservação.

Além de observar as produções dessas crianças, no mesmo dia, os visitantes puderam prestigiar as dos estudantes matriculados nos demais segmentos do Ensino Fundamental I.

feira-cultural1Cada um deles abordou, de forma multidisciplinar, um bioma brasileiro. O 2º Ano deteve-se ao Pantanal. Por isso, reproduziu as águas encontradas naquela região e apresentou espécies comuns a ela – mostra viabilizada pela Ecobé Projetos Pedagógicos, uma organização educativa com foco no ensino de Ciências Naturais e no desenvolvimento de projetos de Educação Ambiental. A instituição também colaborou com os estudos sobre a Mata Atlântica, empreendidos pelos educandos matriculados no 3º Ano. O 4º Ano, por sua vez, levou a Amazônia para a sala de aula. Nela, os estudantes, fantasiados como animais e índios, protagonizaram apresentação musical que utilizava instrumentos produzidos por eles mesmos. Já, a Caatinga foi explorada pelo 5º Ano, por meio de músicas e comidas típicas do nordeste.

As crianças que complementam sua escolaridade no Integral Notre Dame – Atividade Extracurricular voltada às matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I e que proporciona a elas práticas esportivas, aulas de língua estrangeira, oficinas artísticas e orientação para estudo, além de momentos de relaxamento e de descontração – pesquisaram e produziram trabalhos sobre o Cerrado.

No dia seguinte, a Feira Cultural compreendeu as apresentações dos educandos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Na quadra esportiva da instituição de ensino, os que compõem as turmas do 6º ao 9º Ano representaram aspectos sobre os seis biomas.

Se nesses segmentos os estudos foram orientados por docentes, para que contemplassem a multidisciplinaridade, no Ensino Médio, foram abordados segundo as Áreas do Conhecimento.

feira-cultural3Para isso, os adolescentes matriculados nas duas primeiras Séries dividiram-se em grupos dedicados às Ciências Humanas, às Ciências da Natureza e à Matemática. Desse modo, aprofundaram saberes sobre as relações socioambientais estabelecidas e sobre a geração de energia em cada um dos biomas brasileiros, além de estimar o tempo de existência de cada região, como a conhecemos, caso a degradação ambiental siga o ritmo já observado.

Foi, inclusive, a equipe de Ciências Humanas a responsável pela abertura do segundo dia da Feira. Nela, apresentaram, cenicamente, as características mais marcantes dos seis biomas.

Os concluintes do Ensino Médio, por fim, promoveram um “Café Literário”. no qual foram desenvolvidas atividades relacionadas às Linguagens.

Veja mais fotos do primeiro dia da Feira Cultural:
Acesse a galeria de imagens do segundo dia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>