Investimentos em tecnologia e capacitação profissional asseguram a excelência pedagógica, mesmo no ensino remoto
18 de novembro de 2020 Notícias, Portal
destaque

2Poucos dias após os governantes terem determinado a suspensão das atividades escolares presenciais, visando minimizar a proliferação do novo coronavírus, o Colégio Notre Dame Recreio adaptava os seus processos ao meio digital, assegurando às crianças e aos adolescentes a manutenção da aprendizagem.

1Com a autorização para que as instituições de ensino voltassem a ser frequentadas pelos seus estudantes, depois de meses habitadas pelo silêncio, tais plataformas, porém, não foram abandonadas pelos educadores Notre Dame. Afinal, buscando atender aqueles responsáveis que demonstraram interesse pela manutenção do ensino remoto, o educandário adotou um modelo híbrido, no qual as aulas são ministradas, simultaneamente, de forma on-line e presencial.

Para tanto, mostraram-se imprescindíveis os investimentos realizados ao longo dos últimos anos, criando as salas Conecta e Colabora, além de melhorar a infraestrutura de redes e atualizar hardwares. 1Além disso, como frisa o vice-diretor escolar, Robson Vieira, a excelência se mantém graças ao compromisso com a formação continuada do corpo docente, com ênfase na aquisição da cultura digital – exemplo disso é a contratação de consultoria especializada para capacitar a equipe pedagógica a explorar as potencialidades dos aplicativos Google for education. 

Mas, como destaca Robson, ainda mais valioso foi o empenho dos educadores. “Grandes desafios se apresentaram ao longo deste ano letivo – os quais só pudemos superar graças à dedicação dos colaboradores. Foi ela que nos permitiu transpor a excelência pedagógica pela qual o Colégio é reconhecido para o ambiente virtual e, agora, para o modelo híbrido”, conclui o vice-diretor.