No mês de prevenção ao suicídio, educandos constroem saberes sobre a Depressão
24 de setembro de 2019 Notícias
destaque

A segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o suicídio é uma questão de saúde pública complexa, multifacetada e de múltiplas determinações. Porém, é um fenômeno evitável – como evidencia a campanha que associa o tom amarelo ao mês de setembro.

Criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida, em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, ela visa conscientizar acerca da importância de estar atento a mudanças anímicas e comportamentais, especialmente aquelas que perduram.

Com o mesmo com o intuito,  os estudantes da 1ª série do Ensino Médio foram convidados a refletir, de forma leve, sobre os sinais de sofrimento intenso. 10Para isso, deveriam unir esforços, idealizando uma representação de situações vivenciadas cotidianamente por pessoas que sofrem de Depressão.

A atividade, realizada de forma interdisciplinar, demandou que os jovens procurassem por pesquisas e dados relevantes, a partir dos quais elaborariam o roteiro e produziriam a encenação. Desse modo, como esclarece a educadora Juliana Varajão, possibilitou que desenvolvessem a autonomia, tanto no que diz respeito à criação artística quanto espiritual.

Após apresentá-la, os educandos foram convidados a socializar com os demais suas experiências de vida, de modo que comprovassem que contam com o apoio uns dos outros.

Veja mais fotos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>