Projetos conduzem os educandos ao universo das letras
4 de março de 2021 Notícias, Portal
destaque

No Colégio Notre Dame Recreio, são os livros que norteiam o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, entre os educandos em fase de letramento e alfabetização. Por isso, ao longo desta semana, tais crianças participaram das atividades inaugurais dos projetos pedagógicos inspirados nas obras.

1As matriculadas na Educação Infantil, por exemplo, receberam a visita do coelho que conduz Alice ao País das Maravilhas.

Lideradas pelo personagem imaginado por Lewis Caroll, ainda no século XIX, elas percorreram os corredores escolares, onde encontraram códigos QR que, depois de escaneados, direcionavam os seus pequeninos e curiosos olhares a vídeos sobre a narrativa explorada ao longo de todo o primeiro trimestre letivo.

Os educandos do 1° Ano do Ensino Fundamental, por sua vez, tiveram aguçada sua curiosidade acerca da trama de “Ana, Guto e o Gato Dançarino” – idealizada por Stephen Michael King, por meio de apresentação da atriz e contadora de histórias Ana Nogueira.

1Também com o intuito de despertar o interesse dos estudantes pelo rico universo das letras, a instituição de ensino promove, anualmente, uma iniciativa que visa formar leitores e autores hábeis em interpretar e produzir os mais diversos textos.

Intitulado “LeNDo e EscreveNDo na Escola: uma atitude necessária e sustentável”, o projeto literário revelou aos educandos matriculados do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, na última sexta-feira (26), a obra que lhe servirá de bússola. Trata-se de “A invenção de Hugo Cabret”, escrita por Brian Selznick e já adaptada para o cinema. Por isso, após a apresentação da obra pelo corpo docente da etapa de ensino, os estudantes assistiram ao filme homônimo dirigido por Martin Scorsese.