Congregação de Nossa Senhora - Notre Dame

Rede Notre Dame de Educação

Rede de Educação Notre Dame

Notre Dame Recreio

Aulas de filosofia com dinâmicas de grupo

Aulas de filosofia com dinâmicas de grupo

Aulas de filosofia com dinâmicas de grupo – Colégio Notre Dame – Recreio

As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.

Com as dinâmicas temos a oportunidade de discutir temas como, a solidariedade, o respeito mútuo, responsabilidade social entre os participantes, além de possibilitar o questionamento, a curiosidade, a capacidade crítica-reflexiva, e o ensino da filosofia de forma lúdica, prazerosa e dinâmica.

Prof. Wellison (Filosofia – FUND II)

1ª Dinâmica: A importância da atenção

Essa dinâmica tem como objetivo a comunicação, ampliar a capacidade de escutar e observar.

Os elementos da dinâmica

Objetivos: Despertar a capacidade de escutar e observar.

Ampliar o conhecimento individual, coletivo, enriquecendo seu potencial e conhecimento.

Materiais-recursos: Jornal de papel

 

Ambiente-clima: O local deve ser amplo para que possibilite a aplicação da dinâmica.

Tempo determinado: aproximadamente 20 minutos

 

Passos: Cada participante ficará em pé em cima de um pedaço de jornal, ao comando do animador os participantes ficam dentro, fora ou trocam de jornal. A cada momento de troca, o animador retira um jornal, restando no final apenas dois pedaços de jornais e dois participantes.

 

Número de participantes: até 30

 

Perguntas e conclusões: Nesta dinâmica temos a possibilidade de discutir a importância da atenção, pois o participante que não está atento aos comandos do animador não executa a tarefa. Discutimos sobre o que é um diálogo baseado no respeito mútuo, além de promover a integração do grupo.

 

2ª dinâmica: Abra o olho meu irmão…

 

Os elementos da dinâmica

Objetivos: Relacionar a dinâmica à prática filosófica, ou seja, a disposição para ver de outro jeito o que se passa à sua volta.

Materiais-recursos: Jornal de papel, venda para os olhos, espada feita de jornal

Ambiente-clima: O local deve ser amplo para que possibilite a aplicação da dinâmica.

Tempo determinado: aproximadamente 20 minutos

Passos: Os participantes, com olhos vendados, receberão cada um, uma espada feita de jornal. O animador orientará para que o confronto com as espadas se inicie, com decorrer da dinâmica, o orientador escolherá um aluno para que a venda do olho seja retirada, é importante orientar o participante que está sem a venda nos olhos, que continue o confronto. A dinâmica termina quando o animador decidir, ou quando a participante que continua vendado desconfiar que esteja sendo enganado.

 

Número de participantes: 2

Perguntas e conclusões: Relacionar o conteúdo da dinâmica ao novo modo de enxergar as coisas através da filosofia.

Apresentar aos alunos, a atitude filosófica de questionar, atitude do homem curioso e vigilante, capaz de ver e pensar mesmo em situações sombrias e adversas.