Congregação de Nossa Senhora - Notre Dame

Rede Notre Dame de Educação

Rede de Educação Notre Dame

Notre Dame Recreio

Aulas de filosofia com dinâmicas de grupo

 

Aulas de filosofia com dinâmicas de grupo – Colégio Notre Dame – Recreio

 

As dinâmicas são instrumentos, ferramentas que estão dentro de um processo de formação e organização, que possibilitam a criação e recriação do conhecimento.

 

1ª Dinâmica: A importância da atenção

 

Essa dinâmica tem como objetivo a comunicação, ampliar a capacidade de escutar e observar.

 

Os elementos da dinâmica

Objetivos: Despertar a capacidade de escutar e observar.

Ampliar o conhecimento individual, coletivo, enriquecendo seu potencial e conhecimento.

Materiais-recursos: Jornal de papel

Ambiente-clima: O local deve ser amplo para que possibilite a aplicação da dinâmica.

Tempo determinado: aproximadamente 20 minutos

Passos: Cada participante ficará em pé em cima de um pedaço de jornal, ao comando do animador os participantes ficam dentro, fora ou trocam de jornal. A cada momento de troca,  o animador retira um jornal, restando no final apenas dois pedaços de jornais e dois participantes.

Número de participantes: até 30

 

Perguntas e conclusões: Nesta dinâmica temos a possibilidade de discutir a importância da atenção, pois o participante que não está atento aos comandos do animador não executa a tarefa. Discutimos sobre o que é um diálogo baseado no respeito mútuo, além de promover a integração do grupo.

2ª dinâmica: Abra o olho meu irmão…

 

Os elementos da dinâmica

Objetivos: Relacionar a dinâmica à prática filosófica, ou seja, a disposição para ver de outro jeito  o que se passa à sua volta.  

Materiais-recursos: Jornal de papel, venda para os olhos, espada feita de jornal.

Ambiente-clima: O local deve ser amplo para que possibilite a aplicação da dinâmica.

Tempo determinado: aproximadamente 20 minutos

Passos: Os participantes, com olhos vendados, receberão cada um, uma espada feita de jornal. O animador orientará para que o confronto com as espadas se inicie, com decorrer da dinâmica, o orientador escolherá um aluno para que a venda do olho seja retirada, é importante orientar o participante que está sem a venda nos olhos, que continue o confronto. A dinâmica termina quando o animador decidir, ou quando a participante que continua vendado desconfiar que esteja sendo enganado.

 

 

Número de participantes: 2

 

Perguntas e conclusões: Relacionar o conteúdo da dinâmica ao novo modo de enxergar as coisas através da filosofia.

Apresentar aos alunos, a atitude filosófica de questionar, atitude do homem curioso e vigilante, capaz de ver e pensar mesmo em situações sombrias e adversas.