A leitura estimula a criatividade, a imaginação, a inteligência e as capacidades verbal e de concentração. Com tantos benefícios, na Rede de Educação Notre Dame, ela é incentivada de forma mais direta há 4 anos, por meio do projeto “LeNDo e EscreveNDo na escola: uma atitude necessária e sustentável”, desenvolvido em todas as suas instituições de ensino. Ele propõe a leitura periódica e a socialização das narrativas de livros, de acordo com a faixa etária dos participantes: estudantes de todos os níveis de ensino, educadores e responsáveis pelos educandos.
A fim de estimular, ainda mais, o gosto pela leitura, a Biblioteca do Colégio Notre Dame Recreio promove o prêmio “Leitores do Ano”, que reconhece e homenageia, no final do ano letivo, os educandos que mais emprestaram títulos do acervo.
Em 2016, um estudante de cada segmento foi premiado: Miguel Eduardo Guimarães Nogueira, do Infantil III B representou a Educação Infantil; Henrique Ribeiro Sampaio, do 5º ano A, o Ensino Fundamental I; Rafael Atkins Pulcherio, do 7º ano D, o Ensino Fundamental II; e Gustavo Amaral Duarte, da 1ª série A, o Ensino Médio.
Segundo Andréa Castro, bibliotecária da instituição de ensino, a premiação tem o objetivo de estimular o hábito de leitura entre os estudantes. “Os estudantes podem ficar mais motivados à frequentar a biblioteca e alugar livros, conhecendo a premiação dos Leitores do Ano”, comentou.