Com o intuito de estimular, entre as crianças matriculadas na Educação Infantil do Colégio Notre Dame Recreio, a valorização das particularidades, o projeto pedagógico “Iguais ou diferentes? Que Diferença Faz?” norteou sua aprendizagem, durante o primeiro trimestre letivo.
Contextualizado pela obra literária “Na minha escola todo mundo é igual”, escrita por Rosana Ramos e Priscila Sanson, ele pretendia, segundo a coordenadora Pedagógica deste nível de ensino, Alessandra Marassi, evidenciar que todos são diferentes e que são, justamente, essas peculiaridades que tornam o convívio atrativo.
Para isso, os educandos dos diferentes níveis de ensino conheceram as particularidades de diferentes etnias.
Os matriculados no Maternal I, por exemplo, estudaram a cultura indígena brasileira. Eles identificaram os costumes dos primeiros habitantes do Brasil, por meio de brincadeiras, contação de histórias e dramatizações, descreveu a educadora Edna Gonçalves.
Além disso, puderam interagir com elementos da sua cultura, como o arco, a flecha e o chocalho, e saborear seus alimentos típicos, como a batata doce, o milho e a mandioca.
Afinal, como são crianças muito pequenas, elas assimilam mais facilmente os saberes construídos a partir de atividades concretas, nas quais podem tocar, provar e sentir, comenta a docente Andreia Machulis.