Sábado (19), foi dia de apresentação dos estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio na Feira Cultural no Colégio Notre Dame Recreio. Familiares e amigos lotaram as salas e o Teatro Thiago de Mello durante toda a manhã para prestigiar os trabalhos aos quais os adolescentes se dedicaram.
A abertura do evento ficou por conta dos estudantes do 7º Ano que, orientados pelos educadores Tatiana dos Santos, Priscila Correa, Carmem Albuquerque, Wellisson Côrrea e Rosana Eforça, apresentaram importantes líderes políticos e religiosos que serviram aos povos e contribuíram para a paz. Santa Júlia Billiart, João Paulo II, Martin Luther King, Nelson Mandela, Gandhi, Chico Xavier e Jesus Cristo motivaram cordéis, exposição de vestimentas e citações. Ao término da apresentação, os estudantes revelaram, em suas camisetas, a provocação “Seja a mudança que quer ver no mundo” e convidaram o público para contribuir com a “corrente do bem”, com mensagens positivas.
As demais turmas recepcionaram os convidados nas próprias salas de aula, preparadas especialmente para a mostra.
O 6º Ano, orientado por Josete Galdino, Erenice Guimarães, Arlindo Souza e Carla Marcelo, apresentou o tema “Os Heróis Também Servem”. A partir dele, os estudantes apresentaram a história dos super-heróis, com ênfase ao seu serviço à sociedade, além de terem incentivado a solidariedade e os valores humanos.
Os educandos matriculados no 8º Ano pesquisaram os “Movimentos Sociais e Minorias”. Sob a supervisão dos educadores Allan Mello, William Praia, Stella Garrido e Felipe Marques, uma das turmas expôs, no “Museu de Arte Viva”, temas como feminismo e religião, enquanto a outra simulou um programa de auditório no qual discutiam com os convidados sobre racismo, discriminação e preconceito.
Os concluintes do Ensino Fundamental abordaram a violência, orientados pelos docentes Sueli Vieira, Gabriel Dibb, Osvaldo Maffei, Diulei da Silva e Leonardo dos Santos. Os tipos de manifestação da violência foram esclarecidos por meio de um jogo de perguntas e respostas, do qual os visitantes participavam, e da simulação de um programa de auditório.
Entre as turmas de 1ª Série do Ensino Médio, uma refletiu sobre a qualidade de vida na sociedade, por meio de representação teatral supervisionada pelos educadores Monique Costa, Rosane de Paiva e Danielle Dantas, e a outra sobre a ciência e a tecnologia à serviço da sociedade, sob orientação dos educadores Igor de Almeida, Robson Vieira e Gleiner Vinícius.
A turma A da 2ª Série – orientada por Catarina Beato, Adriana Carvalho, Marcus Rossari, Rigoni Soares e Rogério Moreira – arrecadou doações que serão entregues para uma instituição, a fim de esclarecer aspectos relacionados às Organizações Não Governamentais, além de orientar os visitantes sobre o melhor aproveitamento dos alimentos. Já, a turma B tratou da educação ambiental, supervisionada pelos docentes Andréia, Aleksaner Matias, Sara Tureck, Juliano Bonfim e Rigoni Soares. Na sala de aula, os seus estudantes retrataram ambientes como praia, hospital e empresa de reciclagem, a fim de mostrar como os resíduos podem ser melhor aproveitados, ao invés de serem simplesmente descartados.
A 3ª Série foi supervisionada pelos educadores Estella da Silva e Felipe Diogo para apresentar um Café Literário, com direito a musica, representação da Lapa e venda de doces e para preparar a “Exposição Contemporânea das Revoluções”, nas quais foram representadas a Guerra de Canudos, a Revolução Russa e a Cubana, entre outros.
A Feira Cultural foi encerrada com peça teatral encenada pelos estudantes da 1ª Série A e exibição de um vídeo sobre a importância da reciclagem.