Impelida ao distanciamento, devido à pandemia de Covid-19, a comunidade educativa do Colégio Notre Dame Recreio não deixou de unir-se para celebrar o dom da maternidade. Afinal, tradicionalmente promovidas pela instituição de ensino, as atividades alusivas ao Dia das Mães foram adaptadas para o ambiente virtual, com o intuito de, conforme esclarece a diretora escolar, Irmã Leci Paier, exaltar o amor e a oração como o alimento para que persistam esperançosas, em meio às adversidades do presente.
Iniciando a semana que antecedeu o Dia das Mães – celebrado no último domingo (10), momentos de espiritualidade possibilitaram que as figuras maternas pedissem a intercessão divina sobre o mais desafiador e gratificante ofício assumido por elas. Para isso, junto às crianças matriculadas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, foram conduzidas à prece pelo Agente de Pastoral Escolar, Vitor Finelon. As homenageadas pelos estudantes que compõem as turmas do 6º ao 8º Ano do Ensino Fundamental II, por sua vez, foram levadas à reflexão pela docente de Ensino Religioso, Monica Toledo.
Assim como as demais figuras maternas dos educandos matriculados no Colégio Notre Dame Recreio, elas também foram convidadas a assistir a um bate-papo ao vivo, durante o qual a psicopedagoga escolar, Cynthia Machado, debateu acerca dos “Desafios de ser mãe em tempos de pandemia” com a psicóloga, pedagoga e Doutora em Educação, Carla Cristina de Souza. Transmitida pelo perfil da instituição de ensino no Instagram, a live conduziu os espectadores por uma análise acerca do que é essencial neste momento incerto, além de apresentar sugestões de como atravessá-lo.
As figuras maternas participaram, ainda, de uma comovente homenagem protagonizada pelos educadores de Música, Fernanda Barcelos e Rodrigo Belchior. Também transmitida ao vivo pelo Instagram do educandário, ela apresentou composições significativas para a Rede de Educação Notre Dame, além de canções de amor e poesia.