Além de expectativa, a transição para uma nova etapa de ensino pode despertar, nos educandos, ansiedade e tensão. Por isso, o Colégio Notre Dame Recreio promove o “Projeto de Passagem” – uma iniciativa liderada pelas coordenações pedagógicas e pela piscopedagogia escolar, a fim de tranquilizar as crianças e os adolescentes acerca da rotina escolar que os espera.
É por meio de atividades que favorecem a interação com aqueles que, recentemente, vivenciaram a experiência da progressão, além da equipe pedagógica do ano ou da série seguinte, que os estudantes são apresentados aos componentes curriculares e às metodologias com os quais, no próximo ano letivo, se depararão. Por isso, os educandos que ingressarão nos anos finais do Ensino Fundamental participaram de um bate-papo com a docente Mônica Toledo.
Contando com relatos dos matriculados no 6° Ano, a educadora detalhou o cotidiano da etapa escolar, enaltecendo as novas responsabilidades que decorrem, por exemplo, do maior número de disciplinas cursadas.
Além da responsável pela disciplina de Ensino Religioso, a docente de Matemática, Erenice Guimarães, também teve contato com os seus futuros estudantes. Para tanto, idealizou um jogo de escape.
A exemplo da colega, que apresentou criativamente alguns dos conceitos matemáticos que serão aprofundados no próximo ano letivo, a educadora de Ciências, Gisele Pereira, proporcionou aos educandos a vivência de um experimento.
Por isso, eles assistiram a uma aula de Biologia, na qual a educadora Sara Turek oportunizou que observassem, em laboratório, alguns dos conteúdos que serão aprofundados no próximo ano letivo.
O vislumbre de conceitos que serão aprendidos em 2021 também foi possibilitado pelo docente de Física, Rogério Moreira, que apresentou os adolescentes a experimentos sobre Eletromagnetismo.
Além das aulas experimentais, os educandos participaram de encontro com a sua futura coordenadora pedagógica, Débora Magalhães Rodrigues Gomes, além da psicopedagoga escolar, Cynthia Machado, a fim de sanar suas dúvidas a respeito da última etapa da Educação Básica.