Através das páginas, os educandos do Colégio Notre Dame Recreio foram convidados a reconhecer a contribuição africana para a formação da identidade nacional. Afinal, no Dia da Consciência Negra – lembrado em 20 de novembro, a biblioteca escolar promoveu atividades norteadas por obra de autor afrodescendente.
As crianças matriculadas em toda a Educação Infantil, além daquelas que integram as turmas do 2° Ano do Ensino Fundamental, prestigiaram a contação de “As Mulheres de Abayomi” – narrativa tecida por Adilson Passos, a partir de diferentes aspectos das tradições cultuadas pelos povos oriundos da África.
Versando sobre temas como o amor e a força feminina, o seu enredo apresentou os estudantes às bonecas abayomi – confeccionadas, originalmente, a bordo dos navios que transportavam africanos escravizados ao Brasil, por mulheres que procuravam acalentar os filhos.
Elaborados com retalhos das vestes maternas, utilizando apenas tranças e nós, os bonecos foram, por fim, reproduzidos pelas crianças.