Reunidos em Aparecida do Norte (SP), membros da Família Notre Dame oriundos do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Distrito Federal participaram de cerimônia eucarística, bem como uniram suas vozes para rezar o Santo Terço
Ela surgiu na rede de três pescadores que navegavam pelo Rio Paraíba do Sul em 1717. Passados mais de trezentos anos do seu aparecimento, a imagem original de Nossa Senhora da Conceição – acolhida em seu manto azul e adornada com a coroa de ouro doada pela Princesa Isabel em 1884 -, é venerada do alto de um nicho dourado e blindado que está a 4 metros de altura, no interior do maior Santuário Mariano do mundo, localizado em Aparecida do Norte (SP).
Possuindo apenas 36 cm e pesando somente 2,5 kg, ao aproximar a liturgia católica e a fé popular, a representação ganha as dimensões gigantescas dos muitos rostos e sotaques que depositam nela a sua devoção. Durante a manhã do último sábado (22), estavam entre eles os de seis centenas de gaúchos, fluminenses, paulistas e brasilienses que se uniram para louvar e bendizer a Padroeira do Brasil ao passo que rendiam graças pelo centenário de presença das Irmãs de Notre Dame no País.