A fim de estimular o aprendizado das frações, ainda em um dos seus primeiros contatos com o conteúdo, os estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Recreio participaram de uma deliciosa aula prática. Com barras de chocolate em mãos, eles compreenderam o conceito do inteiro de uma fração, em seguida, o de metade e, após, o das partes do inteiro.
A escolha pelo doce alimento como instrumento pedagógico, segundo as educadoras responsáveis pelas turmas, Bárbara Valle, Monica Nogarole, Josiane Marques e Lívia Ferreira, é justificada pelo fato de que as barras facilitam a divisão, pois têm suas partes bem demarcadas. Além disso, conforme destaca a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Cristina Varga, o chocolate teve papel motivador, estimulando os estudantes para a aprendizagem do conteúdo matemático.
A atividade contribuiu, ainda, para o desenvolvimento da habilidade de comparação entre o inteiro e as partes. Pois, com as barras de chocolate, as crianças puderam exercitar a leitura e a interpretação de quantidades fracionárias.
Ao final da aula prática, claro, todos se lambuzaram com os variados sabores utilizados na aula prática.