Norteada pelo tema “Pequenos Exploradores: entre imagens, histórias e encantamentos”, a tradicional Feira Cultural do Colégio Notre Dame Recreio permitiu que as crianças, estejam elas matriculadas na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, socializassem com a comunidade escolar alguns dos muitos conhecimentos construídos ao longo do ano letivo.
Realizado em 27 de outubro, propiciando que os ambientes de aprendizagem e convivência da instituição de ensino fossem percorridos, também, por olhares atentos e orgulhosos, o evento oportunizou aos visitantes uma imersão no universo imagético. Afinal, aprofundando-se nele, as turmas de Educação Infantil reconheceram as imagens e fotografias enquanto registros históricos, bem como refletiram sobre a sua relação com a realidade.
O Pré II, por exemplo, pesquisou alguns dos primeiros registros de que se tem conhecimento, compartilhando informações sobre a arte rupestre e o primeiro alfabeto cunhado. Já Pré-escola I empreendeu uma busca por imagens que revelam o desenvolvimento do Recreio dos Bandeirantes – bairro onde o educandário está localizado. Além disso, inferiram como as imagens, sobretudo as expostas nas mídias sociais, podem não refletir o real. Com o mesmo intuito, o Maternal II se dedicou à observação das sombras, reconhecendo como tais representações podem iludir e, até mesmo, aguçar a criatividade e instigar a construção de narrativas. E o Maternal I, por fim, conheceu a trajetória das Irmãs de Notre Dame em solo brasileiro, apropriando-se de registros fotográficos feitos ao longo de todo um século e percebendo como suas próprias histórias se entrelaçam à da instituição.
Os educandos matriculados no Ensino Fundamental I, por sua vez, debruçaram-se sobre aspectos atrelados à problemática da fome, contribuindo com a sensibilização já proposta pela Campanha da Fraternidade de 2023.