Enquanto as crianças aproveitam as férias escolares, os professores e auxiliares da Educação Infantil participaram de um período de formação no Colégio Notre Dame Recreio. Organizada pela coordenadora do segmento, Alessandra Marassi, e pela psicopedagoga Cynthia Machado, a semana contou com dinâmicas e estudo de teóricos, como Vygostky e Piaget, que ajudam a compreender melhor o projeto político-pedagógico do Colégio.
Conforme a coordenadora, as dinâmicas foram importantes para a formação das educadoras, uma vez que, após as atividades, todos refletiam sobre o significado dela. “As atividades nos trazem para acontecimentos do dia a dia, como o relacionamento com a equipe, com as famílias e mesmo com os estudantes”, contou, ao se referir, por exemplo, à dinâmica da corrida do lençol. “A corrida mostrou a importância do trabalho em equipe. Nela, as professoras foram divididas em duplas, presas por um lençol, e deveriam correr. Quando a dupla não estava em sintonia, a corrida era prejudicada, prendendo a que corria mais rápido”, completou.
A cada dia, uma nova dinâmica foi proposta para a equipe, como o “jogo da confiança”, o “eu me conheço”, “somos diferentes”, “recadinhos para você”, assim como brincadeiras de criança como o queimado. De acordo com psicopedagoga, as atividades tiveram o objetivo de trabalhar a confiança e o afeto entre a equipe. “Desenvolvemos as atividades para motivar e integrar ainda mais a equipe para o próximo ano”, comentou.
Conceitos como inteligência educacional e neuroeducação também foram trabalhados com as educadoras, por meio da utilização de artigos e filmes.