Irmã de Notre Dame celebra 60 anos de vida religiosa
4 de fevereiro de 2016 Notícias, Pastoral, Portal Pastoral

Em 2016, a comunidade do Colégio Notre Dame Recreio celebra o Jubileu de Diamante da vida religiosa de um de seus membros. irma-hedwigNatural de Selbach, no interior do Rio Grande do Sul,  Irmã Maria Hedwig Klein professou os votos temporários de pobreza, castidade e obediência, em fevereiro de 1956, após sete anos de preparação para seguir a vocação religiosa consagrada. Após cinco anos como neo-professa, fez a profissão perpétua desses votos.

“Recebi com muita alegria o chamado que Deus me fez e também sou muito agradecida por isto. Entre milhares de meninas, Deus me chamou”, recorda a jubilante. “Recebi o primeiro sinal, o primeiro chamado Divino, ainda bem pequena. Um Irmão fez uma visita à minha escola e perguntou quem gostaria de ingressar na vida religiosa. Eu logo levantei a mão”, prossegue. “Quando concluí o atual Ensino Fundamental, pedi à minha mãe para ir para Passo Fundo, junto da minha irmã mais velha, Ottília Maria, que já estava no primeiro estágio de preparação para a vida religiosa”, complementa. Além da irmã, uma tia e alguns primos também atendiam ao chamado para seguir a Cristo, como religiosos. A devoção, contudoirma-hedwig2, perpassava o cotidiano da família que, diariamente, rezava o terço mariano, orava pelas vocações sacerdotais e religiosas, além de participar das missas dominicais.

Formada em Línguas Anglo-germânicas, lecionou, por várias décadas Latim, Português, Inglês e Ensino Religioso, nas instituições de ensino Notre Dame. Atuou, ainda, como coordenadora de catequese nas paróquias às quais suas comunidades religiosas pertenciam e, por quatro anos, trabalhou na Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB ), como assessora da Regional Sul 3. Teve então, oportunidade de participar do Congresso Missionário Latino Americano, realizado na Argentina, em 1999.

irma-hedwig6Durante as seis décadas dedicadas à vida religiosa, em dois momentos integrou equipes que representaram o Brasil em encontros internacionais da Congregação de Nossa Senhora. Em 1986, foi Delegada ao Capítulo Geral, pela Província da Santa Cruz, e, em 2001, foi membro da Equipe de Revisão das Constituições da Congregação. “Tenho orgulho de ser Notre Dame, sob o carisma de Santa Júlia – anunciar a todos a bondade e o amor providente do Bom Deus. O carisma não é apenas sugestivo e expressivo, ele é também desafiador, porém, com a inspiração bíblica que me acompanha e inspira – ‘Tudo posso n’Aq uele que me fortalece’ -, não há obstáculos que não possam ser superados”, considera.

  • Colégio Notre Dame Recreio