Após a identificação, por parte dos docentes, de aspectos comportamentais apresentados pelos educandos da 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Recreio que vêm interferindo no seu desempenho escolar, as coordenações educacional e pedagógica do segmento promoveram um momento para que os adolescentes reconsiderassem a conduta. Durante uma manhã, os estudantes encontraram-se com os coordenadores, Marcelo Menezes e Tânia Chagas, e com a a psicopedagoga, Andrea Borges, além da diretora da instituição de ensino, Andrea Miranda.
Na Sala Multimídia que comumente é frequentada pelas crianças matriculadas na Educação Infantil, os jovens apresentaram suas opiniões quanto ao comportamento da turma, ouviram os relatos dos educadores e de colegas sobre as dificuldades percebidas nos processos de ensino e de aprendizagem, causadas pela postura inadequada, e debateram as perspectivas divergentes.
Para isso, os educandos foram envolvidos em uma dinâmica na qual cada um recebeu um balão colorido, papel e lápis para que escrevessem quais atitudes pessoais e dos colegas atrapalhavam o seu desempenho. “Ao som de música, pedi que eles levantassem e jogassem os balões. Quando ela fosse interrompida, cada um deles deveria estar com um balão na mão”, explicou Andrea Borges, completando que, um a um, os estudantes foram estourando as bexigas e lendo o que estava escrito para todos. A partir da leitura, os adolescentes podiam comentar, citar exemplos e expressar suas opiniões.
Após a reflexão sobre os seus comportamentos e sobre o impacto deles sobre a aprendizagem deles mesmos e dos colegas, que durou cerca de duas horas, novas condutas já são observadas. “Segundo relatos dos docentes, nas semanas que se seguiram à dinâmica, os estudantes estavam mais tranquilos e todos puderam trabalhar de forma mais proveitosa”, comentou a psicopedagoga.