Na sexta-feira (10) que antecedeu o primeiro Exame de Qualificação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os estudantes matriculados na 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Recreio assistiram a um Aulão Interdisciplinar, no qual conteúdos das quatro Áreas do Conhecimento foram revisados. A partir de provas de vestibulares anteriores, os educadores de História, Marcelo Menezes, de Biologia, Sara Tureck, de Química, Vanessa Oliveira, e de Matemática, Aleksander Matias, além do responsável pelas disciplinas de Linguagens e suas Tecnologias, Felipe Diogo, destacaram os saberes que mais frequentemente foram cobrados. Isso, de acordo com o estudante Arlei Bellis, tornou a aula bastante direcionada e aprofundada.
As reformas urbanas na cidade do Rio de Janeiro, ao longo do governo Pereira Passos, e episódios particulares da Ditadura Militar estão entre os conteúdos de Ciências Humanas revistos. Já, entre os de Linguagens, estão a percepção objetiva dos verbos apresentados nos enunciados das questões e a leitura e a compreensão de informações explícitas e implícitas em charges. Entre os saberes relativos à Área do Conhecimento de Ciências da Natureza, citologia e do sistema digestório, saberes relativos à disciplina de Biologia, foram revisados, enquanto uma questão que envolvia a leitura de gráficos e a observação de fenômenos em hidrocarbonetos foi esmiuçada. Por fim, a interface entre a Geometria e a Física, especialmente nos saberes sobre cilindros,
matrizes e forças, foi esclarecida.
Antes disso, porém, o agente de Pastoral Escolar, Gilson Carreira Jr., envolveu os educandos em um exercício de estímulo à concentração e ao relaxamento. Afinal, como afirma a estudante Mariana Lopes, o estado emocional influencia muito, na hora da prova.
De acordo com o educador Felipe Diogo, além de um momento de integração, esse foi um encontro multidisciplinar e dinâmico entre as distintas áreas do conhecimento.