Em tempos de violência e desrespeito com o diferente, os estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Recreio promoveram momentos de reflexão sobre coexistência, tolerância e interculturalidade. A atividade, proposta pelo educador responsável pela disciplina de Ensino Religioso, Osvaldo Maffei, desafiava os educandos a assumirem o papel de docentes e repassarem, de forma lúdica, o conteúdo que aprenderam durante as aulas da disciplina, para as turmas de 4º e 5º Ano.
Teatro sobre convivência religiosa, desenhos e quebra-cabeça foram algumas das maneiras escolhidas pelos estudantes para “ensinaram” o conteúdo para as crianças. “Em um dos jogos, cinco crianças amarradas pela cintura e com uma caneta no centro tinham que colocar o objeto dentro de uma garrafa, sem deixar o barbante frouxo, por exemplo”, comentou Osvaldo, explicando uma das ações.
Segundo o educador, a atividade contribuiu para que todos os envolvidos compreendessem e refletissem sobre o conteúdo. “Ao explicar ou jogar com as crianças, os estudantes teriam que transformar os conhecimentos teóricos em ensinamentos práticos, como o respeito e a tolerância religiosa”, avaliou o professor.
Osvaldo comenta, ainda, que esse tipo de atividade é importante também para formar indivíduos mais tolerantes com o diferente. “Nosso objetivo como escola é formar nossos educandos integralmente. Pude perceber que todos compreenderam o conteúdo, além de desenvolver o senso de responsabilidade, respeito, tolerância, cordialidade e, sobretudo, compreensão amorosa ao próximo, que é diferente de mim”, destaca.