Como Atividade Diversificada, os estudantes matriculados no 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Recreio apresentaram, em seminário, os diferentes níveis de desenvolvimento dos países. Para isso, divididos em grupos, eles criaram nações fictícias, a partir de dados reais e de exemplos concretos.
Desse modo, afirma o educador responsável pela disciplina de Geografia, William Praia, os adolescentes observaram, por meio da análise dos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), as realidades sócio-econômicas encontradas no mundo: condições características para a classificação dos países em desenvolvidos, subdesenvolvidos ou emergentes. Assim, fixaram, na prática, os saberes teóricos construídos durante as aulas. “A pesquisa, a apresentação e as intervenções – minhas e dos demais estudantes, ajudaram a completar a compreensão do conteúdo”, esclarece.
William destacou, ainda, a possibilidade de exercício da criatividade, durante a apresentação do seminário. “Os estudantes ficaram muito empolgados, por conta da liberdade e da criatividade que tinham para apresentar um país fictício, amparado em exemplos concretos”, comenta o docente, exemplificando que alguns dos estudantes se caracterizaram para apresentar aos colegas a história da nação imaginada por eles.