Estudantes participam de evento sobre empreendedorismo
9 de agosto de 2016 Notícias, Portal

Na quinta-feira (28), o Colégio Notre Dame Recreio promoveu o 2º Circuito de Empreendedorismo para o Ensino Médio, evento que objetiva estimular a criatividade e o espírito empreendedor nos jovens, por meio de histórias de pessoas que, a partir da própria iniciativa, se destacam em diferentes áreas.

A primeira palestra da manhã foi ministrada pelo empreendedor à frente do Stadium Steakhouse e pai de estudante, Cláudio Branco. Ele contou aos estudantes que começou a trabalhar aos 13 anos, vendendo lanches na praia. Assim, aprendeu a identificar oportunidades e a adaptar-se ao circuito-empreendedorismomercado, a fim de expandir sua presença. “No empreendedorismo, às vezes você tem que acabar com o velho para começar o novo”, observou, ao comentar sobre o momento em que precisou acabar com uma marca já estabelecida no bairro, para abrir um novo restaurante. Por fim, o palestrante aconselhou os estudantes. “Acredite muito no que você faz. É difícil descobrir o que você gosta de fazer, mas quando você descobre, faz tudo ficar mais fácil”, encorajou.

Em seguida, os ex-alunos Igor Benevides e Matheus Dutra Reichert apresentaram o negócio que estão desenvolvendo: o MC Brownie. Os jovens contaram que idealizaram o negócio a partir de um trabalho proposto em uma disciplina da graduação em Engenharia. “Começamos fazendo uma pesquisa para a faculdade, baseada num brownie que estávamos comendo, e fomos colocando em prática o que já tínhamos aprendido”, descreveu Igor, acrescentando que as primeiras compras foram feitas pelos amigos, mas que, depois de terem exposto o seu produto na Festa Junina do Colégio, os bolos já são comercializados em outros pontos de venda.

circuito-empreendedorismo2A última palestra do evento foi ministrada pelo profissional de Nanotecnologia e empreendedor, Affonso Carvalho. Segundo ele, todos devem fazer  o melhor  para destacarem-se no mercado profissional. “Considerem sempre as três palavras:  pense; desafie-se; inove”, recomendou aos estudantes, sugerindo que eles devem “pensar fora da caixa”, pois existem grandes probabilidades de que algumas profissões já não existam  em 10 anos. Segundo ele, mesmo as profissões mais tradicionais passam por mudanças.

Os empreendedores convidados participaram, ainda, de uma mesa redonda, na qual trocaram experiências, falaram sobre as oportunidades existentes no mercado, mesmo em tempos de crise, e sobre o fracasso, que, segundo Affonso, deve ser considerado positivamente pelos empreendedores.

  • Colégio Notre Dame Recreio