Na véspera do Enem, estudantes participam de Aulão Multidisciplinar
9 de novembro de 2016 Notícias, Portal

Criado em 1998, pelo Governo Federal, com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes, ao final da Educação Básica, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ano após ano, ganhou notoriedade e relevância. Os números comprovam a popularização da prova: em sua primeira edição, foram 157 mil inscritos, enquanto, em 2016, mais de 9,2 milhões deveriam responder, no final de semana, às 180 questões objetivas e redigir um texto dissertativo-argumentativo. O expressivo aumento é justificado, sobretudo, por já não se configurar apenas como um sistema de autoavaliação, mas, principalmente, como forma de ingresso no Ensino Superior e como pré-requisito para se vivenciar uma série de oportunidades, durante a vida universitária.

Além do Prouni – que concede bolsas de estudo parciais ou integrais, em universidades privadas, para aqueles que cursaram o Ensino Básico na rede pública ou foram bolsistas em escolas particulares -, atualmente, muitas universidades e faculdades públicas e privadas adotam o resultado do Enem, seja de forma total, parcial ou como ponto de corte, em seus processos seletivos. O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona candidatos de todo o país para vagas em instituições públicas também utiliza a nota da prova como parâmetro.

Já na graduação, os estudantes que conquistam boas notas no Exame têm a possibilidade de contrair o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) – que financia o curso dos matriculados em instituições não gratuitas -, além de candidatar-se a bolsas de iniciação científica e a participação em projetos de pesquisa.

Por isso, o Enem precisa ser encarado com seriedade e comprometimento, mas também com tranquilidade – o que foi estimulado, nos momentos de relaxamento vivenciados pelos estudantes matriculados na 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Recreio, durante Aulão Multidisciplinar, realizado na véspera do Exame .

aulaoPara que os adolescentes conseguissem conter a ansiedade e relaxar, a psicopedagoga escolar, Andréa Borges, propôs a eles uma dinâmica, na qual podiam desabafar sobre os medos e angústias que sentem com relação às avaliações externas, como o Enem e os vestibulares.

Após o intervalo, no qual saborearam um lanche coletivo, foram orientados, pelos docentes, sobre como cada uma das Áreas do Conhecimento costuma ser abordada do Exame Nacional que, por meio de questões interdisciplinares e contextualizadas, valoriza a autonomia em fazer escolhas e em tomar decisões; o domínio da norma culta da língua e das linguagens matemática, artística e científica; a capacidade de construir e aplicar conceitos e a habilidade para selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas e disponíveis em situações concretas, além da aptidão para recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola.

aulao2“Os educadores deram dicas de como fazer a prova, quais são os temas mais recorrentes em cada Área, que pegadinhas que a prova costuma oferecer…”, elenca o coordenador pedagógico do Ensino Médio, Marcelo Menezes.

Após a realização do Enem, no sábado (05) e no domingo (06), os estudantes afirmaram que não foram surpreendidos pela avaliação – até mesmo o tema da Prova de Redação, segundo eles, já tinha sido debatido em aula. Esse retorno, afirma o coordenador, evidencia como o Aulão Multidisciplinar é válido. “Não é uma questão de transmitir ou de revisar conteúdos, mas, sim, de deixá-los mais confiantes para a prova”, comenta.

  • Colégio Notre Dame Recreio