Na noite de segunda-feira (28), estudantes e seus familiares, além de educadores e colaboradores do Colégio Notre Dame Recreio, comemoraram a conclusão do Ensino Fundamental.
Ao som do jingle da campanha institucional “#EuSouNotreDame #EuTransformo #EuCuido #EuAmo”, os concluintes, acompanhados pelo corpo docente desse nível de ensino, adentraram o Teatro Thiago de Mello, onde foi celebrada missa em Ação de Graças – presidida pelo Padre Juan Pablo Botero.
Em seguida, a diretora escolar, Andrea Miranda, deu início ao cerimonial de conclusão do curso. Em discurso emocionado, ela relembrou alguns dos momentos que vivenciou com os estudantes, especialmente, durante o VI Encontro da Juventude Notre Dame, e desejou que eles façam boas escolhas e contribuam para a construção de uma sociedade mais fraterna.
Já, ao despedir-se dos educandos que coordenou por quatro anos, Márcia Mattos, pediu que sigam buscando a excelência. “Não se contentem com o bom. Ousem sonhar!”, encorajou-os. Em seus pronunciamentos, a coordenadora educacional, Tânia Marques, e a psicopedagoga, Andréa Borges – profissionais que os acompanharão durante o Ensino Médio -, saudaram os adolescentes pela conquista e motivaram-nos para iniciar o próximo ciclo.
Já, o educador Arlindo Souza, paraninfo de uma das turmas, desejou que eles não sejam apenas grandes, mas grandiosos. Enquanto isso, a docente Josete Galdino, no discurso que marca o início de uma nova relação – até então, educadora e, agora, amiga -, relembrou momentos como a Feira Cultural, o Festival de Curtas e o Festival Letra e Arte, enfatizando o aspecto humano das suas realizações. “Nossas aulas são feitas de gente. Gente que ri, que chora, que quer conversar, que tem problemas em casa…”, descreveu.
Por fim, representando seus colegas, as estudantes Maria Vitória Varejão, Marina Pantel, Alyne Constantino e Maria Eduarda Duarte agradeceram aos pais e aos docentes e funcionários do Colégio Notre Dame.
Após os discursos, os adolescentes foram presenteados pela Equipe de Gestão Escolar e Pedagógica com uma mensagem, enrolada como canudo.