Desde o início do ano letivo, o educador de História, Arlindo de Souza, utiliza a música como recurso pedagógico, nas aulas que ministra para o 6º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Recreio. Por meio de canções, executadas pelo próprio docente, em voz e violão, o estudo dos conteúdos programáticos do segmento é introduzido.
Foi o que aconteceu, por exemplo, com a compreensão do conceito da disciplina. A partir da música “Eduardo e Mônica”, da banda Legião Urbana, os estudantes analisaram as diferentes formas de relacionar-se com o tempo, em aulas, como caracteriza o educador, mais atrativas. “Recentes estudos da Neurociência vêm corroborando o que muitos pedagogos já afirmavam, desde o inicio do século passado: o estudo tem que ser significativo. Além disso, o prazer estético também é, comprovadamente, importante para o aprendizado”, comenta Arlindo.
A iniciativa, ainda, representa um ganho cultural para os estudantes. “A partir da música, refletimos sobre a cultura nacional e a sua riqueza. Por isso, debatemos sobre o valor de obras musicais que trazem em seu bojo um grande valor poético e reflexivo”, descreve o educador. “É muito importante que os estudantes tenham amplo a esse tipo de arte, não apenas para que eles conheçam o que se produziu (e se produz), mas para que eles também se sintam inspirados”, conclui.