Por meio de atividade lúdica, crianças reconhecem os animais de hábitos noturnos que vivem na Mata Atlântica
30 de agosto de 2017 Notícias

Motivado pelo tema da Campanha da Fraternidade de 2017 – que pretende estimular a conscientização acerca da preservação da diversidade biológica e cultural dos seis biomas compreendidos no território brasileiro -, o Colégio Notre Dame Recreio está desenvolvendo projetos pedagógicos nos quais os estudantes dos diferentes níveis de ensino aprofundam saberes sobre essas regiões.

animais-maternalAs crianças matriculadas na Educação Infantil, por exemplo, têm seus estudos norteados pelo projeto “De Olho na Mata Atlântica”, que se debruça sobre as peculiaridades do bioma onde o Rio de Janeiro está localizado.

Para que elas sejam identificadas, os educandos participam de atividades lúdicas, como a que possibilitou que os do Maternal I reconhecessem os animais de hábitos noturnos.

animais-maternal3Vestidos com pijamas, calçando pantufas e acompanhados de bichinhos de pelúcia, travesseiros e cobertores, os estudantes adentraram em uma sala escura, na qual vivenciaram o ritual de preparo para uma noite de sono, entoando cantigas de ninar, ouvindo histórias e rezando para o Anjo da Guarda. Eles, então, foram surpreendidos por olhares e sons de animais.

Após terem identificado os ruídos emitidos pela coruja, pelo gambá e pela onça pintada, os estudantes desvendaram a qual animal pertencia cada par de olhos.

Desse modo, comenta a educadora Andreia Machulis, as crianças compreenderam, também, as diferenças dos hábitos. “Eles conseguiram entender que, enquanto nós descansamos, alguns animais, caçam e realizam outras atividades”, explica.

  • Colégio Notre Dame Recreio