Na última quarta-feira (06), o Colégio Notre Dame Recreio promoveu o 10º Simpósio Profissional do Ensino Médio (SIPEM) – evento no qual os estudantes do último nível do Ensino Básico, acompanhados dos matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental, reuniram-se com profissionais atuantes em diversas áreas.
Antes de encontrá-los, porém, os adolescentes refletiram, estimulados pelo agente de Pastoral Escolar, Gilson Carreira Jr., sobre a escolha da futura profissão e a contribuição de cada carreira para a sociedade. Além disso, escreveram sobre seus sentimentos acerca do momento de decisão profissional e sobre suas expectativas a respeito do evento.
Em seguida, assistiram à palestra ministrada pelas responsáveis pelo Programa de Orientação Profissional, Taíssa Mariotti e Cristina Lamas. Nela, foram abordadas questões relacionadas à adolescência e à importância do autoconhecimento para que a escolha por uma profissão seja assertiva.
Então, os educandos dividiram-se em salas, onde conversaram com profissionais que atuam em áreas do seu interesse, como Administração, Arquitetura, Cinema, Design, Direito, Engenharia, Gastronomia, Grafologia, Medicina, Odontologia, Publicidade e Relações Internacionais.
Além disso, puderam visitar os estandes das universidades Estácio de Sá, IBMR, PUC-Rio, ESPM, IBMEC e FGV, montados no pátio do Colégio, a fim de obter informações sobre a grade curricular, os horários e os locais onde são ministradas as aulas das graduações.
À tarde, os ex-alunos Pablo Savalla e Vinnícius de Sousa compartilharam com os estudantes suas experiências de aprovação no vestibular e de decisão sobre as futuras profissões. Os convidados também valorizaram as oportunidades oferecidas pelo Colégio, para que optassem conscientemente pelas carreiras as quais desejariam se dedicar.
A programação, como avalia a psicopedagoga escolar e uma das organizadoras do Simpósio, Cythia Machado, possibilitou que os adolescentes esclarecessem dúvidas sobre o cotidiano das profissões almejadas e conhecessem o mercado de trabalho. “A diversidade de convidados foi o grande diferencial do Sipem, pois os estudantes tiveram acesso a informações detalhadas”, comenta.