Visitas surpresas, atividades lúdicas e experiências que remetem aos assuntos estudados são algumas das principais ações que marcam as aulas da Educação Infantil e do 1º Ano do Ensino Fundamental, no Colégio Notre Dame Recreio. Isso porque, essas iniciativas – que normalmente estão ligadas aos projetos pedagógicos que norteiam a apresentação dos conteúdos programáticos de cada segmento- despertam a curiosidade e auxiliam os pequenos estudantes a fixarem melhor as informações recebidas.
“Nossa prática pedagógica é baseada numa educação com significado. Isso quer dizer que acreditamos que o aprendizado acontece verdadeiramente quando os estudantes podem vivenciar certas experiências”, comenta coordenadora pedagógica das séries iniciais, Alessandra Marassi,
Exemplo disso foram as ações que envolveram os estudantes do 1º Ano, em 2017. Durante o lançamento do projeto sobre a Tartaruga Tamar, por exemplo, os educandos receberam a visita de um pescador. Já durante as atividades do Projeto de Leitura, as turmas do segmento montaram sanduíches, em referência à obra literária “Sanduíche da Maricota”, do autor Avelino Guedes – último livro paradidático trabalhado naquele ano letivo.
Além disso, as crianças matriculadas na Educação Infantil também foram envolvidas em atividades diferenciadas. Para aprender a reconhecer as letras, os pequenos estudantes do Maternal II prepararam – com o auxílio das educadoras -, e degustaram uma sopa de letrinhas. Já os matriculados no Pré II utilizaram palitos de sorvete para aprender sobre as dezenas.
“A partir dessas vivências, diversos conteúdos importantes são sedimentados e partimos, então, para a sistematização”, explica a coordenadora. “Nessa fase, a aprendizagem se dá por meio do corpo, das brincadeiras, que asseguram às crianças o direito de conviver, participar, explorar, e assim, se organizar”, conclui.