Uma celebração da literatura e um momento de integração entre os responsáveis pelos educandos e o Colégio Notre Dame Recreio: assim foi a Mostra Literária.
Fundamentado em um projeto pedagógico que envolve leitura, interpretação e produção textual, além de trabalho em equipe e criatividade, o evento possibilitou que os estudantes matriculados do 2º ao 5º Ano do Ensino Fundamental apresentassem suas releituras, em múltiplas linguagens, de obras de Ziraldo.
A escolha pelo escritor e cartunista, segundo a coordenadora Pedagógica, Cristina Varga, decorre da ampla variedade de títulos de sua autoria. “Os conteúdos dos livros dele possibilitam uma série de atividades em sala de aula”, comenta.
Tamanha diversidade foi constatada por aqueles que visitaram a exposição, pois os educandos de cada segmento de ensino idealizaram uma transposição criativa para uma narrativa específica. Os do 2º Ano, por exemplo, confeccionaram um grande Jogo da Memória, a partir de “A Bela Borboleta”. Os do 3º Ano, por sua vez, contaram uma adaptação para “O Reizinho do Castelo Perdido”. Os estudantes do 4º Ano apresentaram uma versão, produzida por eles mesmos, para “Flicts.” Os do 5º Ano, por fim, produziram um jogo de trilha, inspirados em “O Menino Marrom”.
Além de assistir e interagir com as releituras, quem prestigiou a Mostra pôde conhecer o processo de ilustração das obras de Ziraldo, durante bate-papo com o cartunista, Mig Mendes.
Do palco do Teatro Thiago de Mello, ele, ainda, demonstrou como desenha o personagem principal de “O Menino Maluquinho” – um dos mais famosos, entre os imaginados pelo autor. Em seguida, Mig participou de sessão de autógrafos.