Ao som de “Rio 40 Graus”, executada por banda integrada por educadores do Colégio Notre Dame Recreio, estudantes do Ensino Fundamental II e seus pais foram recepcionados, no último sábado (08), para o “Aulão da Família”. Realizado no Teatro Thiago de Mello, anexo à instituição de ensino, o evento teve como tema os 450 anos do Rio de Janeiro.
Na primeira aula da programação, a educadora de Artes, Juliana Varajão, abordou a estética carioca, a partir do conceito de círculo cromático.
Juntos, os responsáveis pelas disciplinas de História e Geografia, Arlindo Souza, William Praia e Gabriel Dib, explanaram sobre o desenvolvimento e a expansão da cidade, num segundo momento do “Aulão”. Aspectos históricos, da urbanização e do crescimento, da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, foram abordados durante a apresentação.
A partir desse panorama, a educadora de Biologia, Carmem Albuquerque, refletiu sobre o impacto ambiental do rápido desenvolvimento dos bairros. A poluição e o assoreamento dos rios e lagoas são exemplos de prejuízos ao meio ambiente pelo crescimento desordenado.
Os docentes de Matemática, Erenice Guimarães, Allan Mello e Sueli Vieira, expuseram ao público como a disciplina, tão temida pelos estudantes, pode ser aplicada no dia a dia. A partir da ferramenta FipeZap, que permite aos usuários comparar preços de imóveis em diversas cidades no Brasil, eles estimularam a leitura de gráficos, estatísticas e dados.
Em seguida, os estudantes e seus responsáveis assistiram à aula ministrada pelas educadoras responsáveis pela disciplina de Português, Josete Galdino e Tatiana dos Santos. Nela, as variações da nossa língua foram abordadas, arrancando risos da plateia, com a menção aos sotaques e às expressões e gírias usadas.
Na aula de Língua Inglesa, as docentes Priscila Correa e Rosana Eforça debateram sobre a influência e a forte presença do idioma nas regiões da Barra e do Recreio. Já, na de Espanhol, a educadora Stella Garrido,falou sobre os falsos cognatos, palavras parecidas em espanhol e português, mas com significados bem diferentes.
Unindo as disciplinas de Física e Educação Física, Diulei da Silva e Monique Costa, falaram ao público sobre o slackline, um esporte muito popular no Rio. Enquanto os pais preferiram assistir, os estudantes se aventuraram atravessando a fita.
O encerramento do “Aulão da Família” ficou por conta da disciplina de Ensino Religioso. Nele, o educador Osvaldo Maffei propôs uma reflexão sobre a empatia e a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade do bem viver.
De acordo com a coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II, Márcia Mattos, o objetivo do Aulão é promover a integração entre família e escola, dando aos responsáveis a oportunidade de ver os professores em ação, dando aula. Para ela, o evento foi um sucesso, pois os responsáveis e estudantes se divertiram, com aulas sobre conteúdos interessantes e atuais.