A passagem de segmento é uma experiência marcante para os estudantes de todos os níveis de ensino. Iniciar uma nova etapa escolar pode despertar sentimentos de angústia, ansiedade e expectativas. É o que explica Cynthia de Oliveira Machado, psicopedagoga do Colégio Notre Dame Recreio e responsável pelo Projeto de Passagem, iniciativa que possibilita aos estudantes a compreensão de suas inquietações e curiosidades.
Os estudantes do Pré II de 2018, por exemplo, enfrentarão uma mudança significativa em 2019, ao entrarem no Ensino Fundamental. A mudança inclui recreio diferenciado, possibilidade de comprar o lanche na cantina escolar e entrada para a escolaridade pelo hall principal, e não pela entrada da Educação Infantil. Por isso, para que estivessem tranquilos para enfrentar as mudanças, foram convidados para um dia de imersão na nova rotina.
A psicopedagoga explica que o mesmo acontece com estudantes do 5º Ano, que iniciarão o Ensino Fundamental II em 2019. A principal mudança neste momento é com relação aos docentes: saem as professoras generalistas e entram os especialistas. Por isso, no Projeto de Passagem, estudantes do 5º Ano tiveram aulas de Arte, Espanhol e Ciências com professores do Ensino Fundamental II.
Além disso, são realizadas diversas atividades ao longo do ano, como reunião de passagem com os responsáveis, encontros com os estudantes do nível de ensino seguinte, entrevistas com os coordenadores do novo segmento, aulas com os professores da série seguinte, além da participação nos recreios do segmento. “Este projeto é um diferencial do Colégio Notre Dame Recreio, que visa possibilitar aos estudantes uma passagem se segmento mais tranquila. Nós cuidamos deste momento, permitindo que os estudantes vivenciem um pouco da nova rotina”, avalia Cynthia.