Promovido pela Biblioteca do Colégio Notre Dame Recreio, como atividade de estímulo à leitura e de valorização da cultura, o Café Literário oportuniza, a cada mês, que os educandos da instituição de ensino se encontrem com um escritor.
Em junho, o convidado foi Álvaro Ottoni – autor, premiado no Brasil e no exterior, de 30 livros infantojuvenis, inclusive alguns cujas narrativas foram adaptadas para a linguagem teatral.
O primeiro entre os seus lançamentos, “A Árvore que Fugiu do Quintal” foi contada pela educadora Andreia Machulis, à abertura do evento.
Em seguida, as crianças que ocupavam a plateia do Teatro Thiago de Mello puderam sanar dúvidas sobre a carreira literária, além de questionar Ottoni acerca do que o inspira a escrever.
Além disso, conheceram o enredo do seu mais novo lançamento, “Meu Amigo Medo” e assistiram, atentamente, à contação de “O Peixe que não sabia nadar”, protagonizada pelo próprio visitante.
Por fim, Álvaro enalteceu a leitura como um caminho para o conhecimento e a felicidade. “Através dela, a gente viaja para um monte de lugar e cresce por dentro. Esse é o caminho para uma vida mais feliz”, afirmou, comentando, ainda, que o prazer em ler é despertado através do seu exercício. “Quem ainda não o descobriu, deve insistir”, aconselhou, antes de ser surpreendido por representação da personagem idealizada no início da década de 1980. Afinal, a árvore presenteou-o com um bonsai, além de salientar aos espectadores a importância da preservação do ambiente.