Administração, Cinema, Design, Enfermagem, Engenharia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Publicidade foram algumas das áreas de atuação apresentadas aos estudantes matriculados do 9º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio, por convidados que já ingressaram no mercado de trabalho, durante o Simpósio Profissional do Ensino Médio (SIPEM).
Os visitantes ministraram oficinas, além de protagonizar debates e palestras sobre os desafios da vida profissional e as possíveis áreas de atuação para as formações acadêmicas mais mencionadas pelos educandos como de seu interesse. Afinal, um levantamento prévio foi realizado pela psicopedagoga escolar e uma das responsáveis pela programação, Cynthia Machado.
Em sua 12ª edição, o evento oportunizou, também, que os responsáveis pelos educandos refletissem acerca do papel da família no processo de escolha da futura profissão, pois convidou a Pós-doutoranda em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Betty Wainstocke, a palestrar para eles. Durante a conferência, ela orientou-os a deixar a decisão a cargo dos jovens, mesmo que possam apresentar sugestões de carreiras aos adolescentes.