O Colégio Notre Dame Recreio promoveu, na quinta-feira (27), o Simpósio Profissional do Ensino Médio (SIPEM). O evento, organizado pelas coordenações do nível de ensino, objetiva apresentar algumas profissões aos estudantes das três séries, com o intuito de ajudá-los na escolha da futura carreira. Além disso, instituições de ensino superior – nessa edição, o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec), a Universidade Estácio de Sá, o Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR), Escola Superior de Publicidade e Marketing (ESPM) e a Universidade Veiga de Almeida (UVA) – também participam do Simpósio, mostrando aos jovens os cursos que oferecem.
A programação do Sipem teve início com momento de espiritualidade, coordenado pelo agente de Pastoral Gilson Carreira. Em seguida, o portador da Síndrome de Goldenhar e surdo de nascença, Armando Nembri ministrou a palestra de abertura. Por meio de sua trajetória de superação, o convidado emocionou aos presentes.
Ainda pela manhã, durante mesa redonda, os estudantes interessados em cursos da área de Humanas conheceram mais sobre Psicologia, com Andrea Borges, e sobre Direito, com Claudia Rentoria e Alessandrea Soares. Já, aqueles que pretendem optar por carreiras de Exatas, participaram de bate-papo sobre Arquitetura, com Sabrina Zimbaro, e sobre Nanotecnologia, com Affonso Carvalho. O pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Jair Martins, por sua vez esclareceu dúvidas dos educandos sobre a atuação na área da Saúde.
Durante a última palestra do turno, Marta Brandão, apontou aos estudantes uma possibilidade de carreira dentro da Biologia: a da preservação de animais exóticos.
À tarde, Lysias Itapicurú recordou sua carreira em Relações Internacionais, além de sanar as dúvidas dos estudantes, antes da retomada das mesas redondas. Psicologia, foi novamente uma profissão abordada, por Andreza Mele e Rita Nani, durante o bate-papo sobre carreiras de Ciências Humanas. Além dela, Cinema e Gastronomia foram abordados, respectivamente, por Gisele Barreto e Alex Sakatsume. Na mesa redonda sobre Exatas, Sergio Lamas, Fernando Menegat e Altair dos Santos esclareceram aspectos sobre as áreas de atuação das Engenharias.
De acordo com o coordenador pedagógico do Enisno Médio do Colégio Notre Dame, Marcelo Menezes, ao mesmo tempo em que o Sipem permite que os adolescentes conheçam mais sobre carreiras que já os interessavam, ele possibilita que eles ampliem seu leque de opções, com conhecimento sobre áreas de atuação.