A segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o suicídio é uma questão de saúde pública complexa, multifacetada e de múltiplas determinações. Porém, é um fenômeno evitável – como evidencia a campanha que associa o tom amarelo ao mês de setembro.
Criada em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida, em parceria com o Conselho Federal de Medicina e a Associação Brasileira de Psiquiatria, ela visa conscientizar acerca da importância de estar atento a mudanças anímicas e comportamentais, especialmente aquelas que perduram.
Com o mesmo com o intuito, os estudantes da 1ª série do Ensino Médio foram convidados a refletir, de forma leve, sobre os sinais de sofrimento intenso. Para isso, deveriam unir esforços, idealizando uma representação de situações vivenciadas cotidianamente por pessoas que sofrem de Depressão.
A atividade, realizada de forma interdisciplinar, demandou que os jovens procurassem por pesquisas e dados relevantes, a partir dos quais elaborariam o roteiro e produziriam a encenação. Desse modo, como esclarece a educadora Juliana Varajão, possibilitou que desenvolvessem a autonomia, tanto no que diz respeito à criação artística quanto espiritual.
Após apresentá-la, os educandos foram convidados a socializar com os demais suas experiências de vida, de modo que comprovassem que contam com o apoio uns dos outros.