O momento de escolher a carreira a seguir pode ser de grande ansiedade. Por isso, o Colégio Notre Dame Recreio busca colaborar com o processo de decisão dos adolescentes matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, informando-os acerca das mais variadas áreas de atuação. Para tanto, realiza, anualmente, o Simpósio Profissional do Ensino Médio e Circuito de Empreendedorismo, no qual profissionais atuantes partilham suas experiências com os estudantes.
A edição de 2018 dos eventos foi aberta por momento de espiritualidade. Conduzido pelo agente de Pastoral Escolar, Gilson Carreira Jr., ele envolveu os jovens na dinâmica “A Pipa dos Sonhos” – que pressupunha que eles redigissem seus desejos para o futuro em papéis que, em seguida, seriam unidos, formando uma grande rabiola. “A rabiola é o que sustenta a pipa no alto”, explica o agente de Pastoral. “São os sonhos que nos sustentam em um futuro próspero”, prosseguiu, esclarecendo a metáfora.
Em seguida, os educandos assistiram à palestra ministrada pela Doutora e docente da Escola Superior em Publicidade e Marketing (ESPM), Betty Wainstock. Em sua explanação, a convidada enfatizou que a decisão acerca de qual curso Superior seguir não é fechada.
Já em ” Empreendedorismo e Inovação: uma atitude necessária”, a Mestre em Administração e doutoranda em Inovação na Rennes School of Business, Flavia Bendelá, enalteceu que ideias simples, capazes de solucionar problemas locais, podem tornar-se grandes inovações.
Ainda pela manhã, os responsáveis por estudantes Notre Dame, Emerson Pimentel e Paulo Duarte, participaram de mesa redonda, na qual relataram suas experiências empreendedoras. Dessa maneira, comentaram sobre a importância dos estudos e de ser resiliente, além de ponderar que o sucesso é relativo.
À tarde, profissionais de Administração, Cinema e Audiovisual, Design, Direito, Economia, Engenharia Civil, Gastronomia e Publicidade conversaram com os educandos sobre suas áreas de atuação, esclarecendo suas dúvidas a respeito das carreiras.
Além disso, durante todo o dia, os adolescentes puderam conversar com representantes de Instituições de Ensino Superior, que lhes orientaram sobre os cursos oferecidos por elas.
Dessa maneira, avalia a psicopedagoga e organizadora do evento, Cynthia Machado, ele representa uma oportunidade para os estudantes familiarizarem-se com os desafios e possibilidades oferecidos pelo mercado de trabalho, que se apresenta, cada vez mais, competitivo e modificado. “Nossos estudantes precisam estar conectados com o que acontece nele”, conclui.