Na tarde de quarta-feira (27), os estudantes matriculados em todos os segmentos do Ensino Médio do Colégio Notre Dame Recreio participaram do “Aulão de Atualidades”, um evento no qual temas em voga são abordados, de forma interdisciplinar, a fim de promover a reflexão, entre os adolescentes que, em breve, vão participar de processos seletivos para ingresso no Ensino Superior. Realizada no Teatro Thiago de Mello, durante toda a tarde, a atividade teve como tema “Quem Manda no Mundo?”. Após as análises e os debates do “Aulão”, a temática deveria ser abordada pelos educandos, em textos dissertativo-argumentativos, o que, segundo o coordenador pedagógico do nível de ensino, Marcelo Menezes, também prepara-os para os concursos vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “É importante que estejam sintonizados com o que acontece no mundo, até para que criem capacidade de argumentação, o que será útil para as provas e as redações”, comentou.
Desse modo, como afirma a diretora escolar, Andrea Miranda, a atividade, na qual as discussões são motivadas por manchetes de jornais e revistas, é mais uma oportunidade de aprendizagem, oferecida pela instituição de ensino, que contribui para a formação integral dos estudantes.
O caso popularmente conhecido como “Panama Papers”, uma investigação realizada pelo Consórcio Internacional de Jornalismo Investigativo na qual uma lista de políticos e personalidades públicas que mantêm dinheiro, de forma ilegal ou ilícita, em paraísos fiscais, foi abordado no período direcionado à disciplina de Sociologia. Enquanto isso, o “Nuit Debout”, como ficaram conhecidos os protestos contra flexibilizações na legislação trabalhista francesa, a origem do Estado islâmico e a ameaça de ataque do grupo terrorista ao Brasil, recentemente confirmada pela Agência Brasileira de Investigação (ABIN), foram debatidas em Geografia.
A Manipulação Genética e a Bioética foram os assuntos tratados pela educadora responsável pela disciplina de Biologia, Sara Tureck, motivados pela divulgação de pesquisas desenvolvidas por cientistas chineses que modificaram genes com a finalidade de criar bebês “perfeitos”. Após essa reflexão, o docente de Química, Igor Almeida, debateu com os educandos a aprovação do uso da Fosfoetanolamina por pacientes diagnosticados com câncer. Desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP), a substância é apontada como possível cura para diferentes tumores malignos, mas não passou por esses testes em humanos que comprovassem a sua eficácia.
Juntos, os educadores Catarina Lino e Allander Corrêa, respectivamente responsáveis pelo ensino de Matemática e de Filosofia, analisaram o ensino público carioca. Com experiência como docentes desse sistema de ensino, eles comentaram a ocupação de escolas e alguns dos problemas que atingem a educação estadual. Em seguida, o educador que ministra as aulas de Redação e de Literatura, Felipe Diogo, refletiu sobre a questão do limite de consumo na banda larga fixa, proposta pelas operadoras de internet.
Por fim, educandos da 3ª Série do Ensino Médio, espontaneamente subiram ao palco onde promoveram um debate sobre a violência contra mulheres em universidades, motivados por casos ocorridos e divulgados recentemente, nos quais as vítimas relatam a falta de punição dos agressores, pelas instituições de Ensino Superior. Eles ainda abordaram assuntos como a prática de trote violento e vexatório. De acordo com o coordenador Marcelo, esses adolescentes demonstraram grande envolvimento e dedicação para ministrar a aula aos demais estudantes.