As turmas de 6º e 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame Recreio participaram de dinâmicas diferenciadas durante as aulas inaugurais de Filosofia. Propostas pelo docente responsável pela disciplina, Wellison Corrêa, elas estimularam a reflexão, de forma descontraída.
Os concluintes do Ensino Fundamental participaram da Dinâmica do Balão, na qual amarraram uma bexiga à perna e foram desafiados a não estourá-la. Os que permanecessem com o balão intacto, ao fim da atividade, seriam considerados os vencedores. Dessa forma, a atividade incentivou os educandos a pensar sobre como, com a colaboração dos colegas, todos poderiam ter sido campeões, se tivessem preservado a própria bexiga e a dos colegas.
Os estudantes do 6º Ano, por sua vez, participaram da Dinâmica da Venda nos olhos. Nela, três participantes vendados recebiam uma espada de jornal para duelar entre eles. “No meio da atividade, um dos educandos teve a venda retirada, para que pudesse ver e acertar os colegas, sem ser acertado”, descreve Wellison. Assim, a dinâmica segue até que os estudantes percebam a mudança ou até que o duelo seja interrompido pelo educador. Dessa maneira, a atividade demonstra como a filosofia propicia que se pense além da aparência e que se enxergue além do que se vê. Ou seja, representa que é preciso questionar tudo o que é dito facilmente, explica o docente.