Durante o ano letivo, as crianças matriculadas no Ensino Fundamental I do Colégio Notre Dame Recreio participam de uma série de atividades lúdica, que objetivam auxiliar o processo de aprendizagem. Afinal, conforme destaca a coordenadora pedagógica do segmento, Cristina Varga, nessa etapa da vida escolar, os
estudantes se sentem mais estimulados e atraídos por aulas práticas. “Vivenciar, experimentar os conteúdos de forma dinâmica e contextualizada é imprescindível para que o aprendizado aconteça. Utilizamos diferentes metodologias para apresentar os conteúdos das séries como, jogos, brincadeiras, alimentos, cozinha experimental”, destaca.
Em 2016, por exemplo, as educadoras Bárbara Valle, Lígia de
Andrade dos Santos e Monica Ribeiro Nogarole, responsáveis por turmas do 3º Ano, levaram um bolo que foi partilhado com os estudantes, para introduzir o conteúdo de fração, em Matemática. Através da divisão das fatias, as crianças perceberam como podemos dividir o todo em partes e visualizar -além de experimentar -, o conteúdo apresentado. Após esse processo, foi realizada a sistematização no caderno, onde os estudantes formalizam o aprendizado e praticam com exercícios, a fim de fixar os conteúdos estudados.