Durante Encontro de Formação Continuada, realizado na manhã do último sábado (08), os colaboradores do Colégio Notre Dame Recreio celebraram a Páscoa, em momento de espiritualidade comandado pelos agentes de Pastoral Escolar, Irmã Celina Belló e Gilson Carreira Jr.
Realizado na capela da instituição de ensino, ele convidou os participantes a refletir sobre o sentido da Páscoa. “Vamos pensar no que precisamos renovar nas nossas vidas”, propôs. Enfatizando o real significado da festa cristã – de vida nova -, Gilson entregou a cada um dos colaboradores o símbolo da renoação: o ovo, modelado em papel. Outra simbologia reproduzida durante a cerimônia foi a da partilha do pão. Por isso, a religiosa ofereceu-lhes o alimento, para que dividissem.
Após a celebração religiosa, a diretora escolar, Andrea Miranda, apresentou aos colaboradores o Mapa Estratégico atualizado da Rede de Educação Notre Dame. É ele que vai nortear o fazer educacional, no Colégio Notre Dame Recreio, entre os anos de 2017 e 2020. “A partir desse novo Mapa, vamos seguir estimulando nossos estudantes a desenvolverem-se como cidadãos, para que eles, realmente, possam transformar conhecimento em atitude”, comentou.
Em seguida, os participantes saborearam um café da manhã coletivo. Após ele, os educadores reuniram-se com os coordenadores do segmento em que atuam, enquanto os funcionários administrativos assistiam à palestra sobre Inclusão, ministrada pela docente e orientadora Rosa Maria Figueiredo.
Por fim, os colaboradores conheceram as leituras indicadas pelo projeto “LeNDo e EscreveNDo na Escola: uma atitude necessária e sustentável”. Desenvolvido em todas as instituições de ensino Notre Dame, ele objetiva formar leitores competentes em compreender textos diversos e em suportes variados, além de desenvolver a habilidade de expressão em múltiplas linguagens. Para isso, a iniciativa convida os estudantes de todos os níveis de ensino e os responsáveis pelas crianças e adolescentes, além de colaboradores e educadoras das escolas, a ler e socializar obras literárias.