Enquanto os estudantes desfrutavam do recesso de Carnaval, os colaboradores do Colégio Notre Dame Recreio participavam de atividades formativas. Reunidos na própria instituição de ensino, em 11 e 12 fevereiro, os funcionários foram apresentados ao projeto “LeNDo e EscreveNDo na escola: uma atitude necessária e sustentável”, desenvolvido há cinco anos nas instituições de ensino Notre Dame, com o objetivo de incentivar a leitura de obras literárias e aprimorar as capacidades de compreensão textual e de expressão.
Na Biblioteca do Colégio,a diretora escolar, Andrea Miranda, esclareceu a dinâmica do projeto aos colaboradores que, além da leitura, devem socializar a narrativa. Além disso, Andrea apresentou uma síntese de “A Arca de Ninguém”.
A partir da ideia central do livro escrito por Mariana Caltabiano, os funcionários foram desafiados a debater sobre a importância do trabalho em equipe e de superar as diferenças individuais, em prol do bem comum. Esse foi o ponto de partida para que a agente de Pastoral escolar, Irmã Celina Belló, propusesse que refletissem sobre o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016: “Casa Comum, nossa responsabilidade”.
A fim de exercitar a responsabilidade individual para com o bem-estar coletivo, cada colaborador foi convidado a cuidar da “Casa Comum” a eles: o Colégio.
Por fim, eles participaram da abertura da Cápsula do Tempo que confeccionaram no início de 2015. Naquela ocasião, escreveram o que desejavam para o ano que teriam pela frente. Por isso, ao encontrarem-se com os anseios passados, vivenciaram momentos de reflexão e de felicidade pelas conquistas alcançadas.
Os docentes do Colégio Notre Dame Recreio também foram apresentados à nova edição do projeto de estímulo à leitura. Em 2016, as obras lidas eles serão: “A Terra dos Meninos Pelados”, de Gaciliano Ramos, “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, “Dom Quixote”, de Miguel Cervantes, “As Veias Abertas da America Latina” e “O Livro dos Abraços”, ambos de Eduardo Galeano, e “Terra Sonâmbula”, de Mia Couto.
O “LeNDo e EscreveNDo na escola” também se estende aos responsáveis pelos estudantes de todos os níveis de ensino oferecidos pela instituição. Eles podem unir-se aos educadores e coordenadores do Colégio, escolhendo uma das obras para debater e compartilhar a experiência com seus demais leitores, além de participar do encontro de socialização dos livros, marcado para 18 de junho.