Com o intuito de alertar sua comunidade educativa sobre os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama e conscientizar acerca da importância da realização de exames periódicos, capazes de detectá-lo precocemente, na quarta-feira (31), o Colégio Notre Dame Recreio uniu-se ao movimento Outubro Rosa.
Além de convidar seus educandos, assim como educadores e funcionários, a vestir o tom da mobilização mundial, a instituição de ensino proporcionou informação aos colaboradores e aos estudantes matriculados a partir do 9º Ano do Ensino Fundamental, por meio de palestra.
Promovida por iniciativa dos adolescentes matriculados da 2ª Série do Ensino Médio – que, também, produziram cartazes informativos e visitaram as salas de aula, explicando a relevância da campanha -, ela foi ministrada pela ginecologista, Anamaria Roman.
Inicialmente, a convidada apresentou um histórico do Outubro Rosa – surgido na década de 1990, a fim de estimular a participação da população no controle da doença. Em seguida, detalhou os fatores que aumentam as chances de se desenvolver a displasia mamária e orientou a realização mensal do autoexame – por meio do qual o indivíduo é capaz de perceber alterações nas mamas.