O sábado (07) foi dia de manifestação para estudantes, pais e educadores do Colégio Notre Dame Recreio. Na ocasião, cerca de 150 famílias se reuniram para um abraço simbólico ao Canal das Taxas, que corta o bairro e deságua na Lagoa de Marapendi.
Com gritos que pediam a proteção aos jacarés e capivaras e contra a poluição no local, as crianças tomaram a rua Hermes de Lima e entoaram, durante o ato, a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes.
A preparação para o abraço simbólico, porém, iniciou dias antes: durante toda a semana que antecedeu o ato, os educandos produziram, com o auxílio das educadoras, faixas e camisetas para a manifestação. Passaram, ainda, em todas as salas de aula do Colégio, para convidar os demais estudantes para juntarem-se à mobilização.
A ação “Abraçando o Canal das Taxas” fez parte do projeto pedagógico “Terra, fogo, água e ar”, que norteia os trabalhos da Educação Infantil e também foi parte do conteúdo do 4º Ano do Ensino Fundamental I, que trabalhou, em sala de aula, os problemas ambientais da cidade.
O objetivo do abraço, segundo a coordenadora da Educação Infantil, Alessandra Marassi, foi de despertar nos estudantes a consciência em relação ao cuidado com o ambiente. “É urgente trabalhar com nossos estudantes ações concretas de sustentabilidade e cuidado com a água. As crianças que participaram do Abraço acreditam que podem salvar o planeta. E podem, a partir da educação”, comentou Alessandra.
O Colégio Notre Dame Recreio agradece o Movimento de Despoluição ao Canal das Taxas, representado por Antonio Melo e Raphael Lima – que ajudou a comunidade educativa a compreender os problemas do Canal das Taxas, e também participou da organização e mobilização de moradores do bairro -, e ao 31º Batalhão da Polícia Militar, que organizou o trânsito na rua, para maior segurança das crianças.